DPO para Administração Municipal - Inova Cidades


Formação de encarregado de dados pessoais para Administração Municipal: Capacitação exclusiva com foco na Administração Municipal,  em 6 encontros 100% ao vivo pelo Zoom, sempre das 14 às 17h (h/Brasília/DF), total 18 horas-aula, e que ficam gravados, podendo ser novamente acessado por 30 dias.

As aulas serão oferecidas às quartas e sextas-feiras neste calendário:

Nova data: dias 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de junho, sempre das 14 às 17h


1. Objetivo

Geral: Preparar o profissional para dominar aspectos teóricos (conhecer a Lei e sua aplicação) e as questões práticas do cotidiano do encarregado de proteção dos dados pessoais, o DPO (Data Protection Officer).

Específico: Conhecer as boas práticas de governança dos dados pessoais, a aplicação da LGPD em sintonia com a LAI Lei de Acesso à Informação, o Princípio da Publicidade e o Interesse Público, além de outras regras que orbitam a Administração Pública. Conhecer as rotinas deste profissional e sua relação com os diversos setores da Administração em que atua. Auxilia-lo nas adequações contratuais, mormente aos contratos de prestação de serviços de TI, na relação coma ANPD e com os titulares dos dados pessoais. Fornecer material de apoio para sua atividade como encarregado de proteção dos dados pessoais na Administração Municipal (slides dos especialistas, material de apoio e complementar, minutas editáveis e documentos-modelo)

 

2. Público indicado:

Este treinamento é recomendado para o profissional designado (ou a ser designado) como DPO - Encarregado de Proteção dos Dados Pessoais em Prefeituras, Câmaras Municipais e Administração Indireta (Fundações, Empresas Públicas, Autarquias Municipais, etc.). Também é de interesse do Comitê gestor de Proteção dos Dados Pessoais existente ou a ser criado no órgão, além de equipe de apoio como Tecnologia e Jurídico.

Como nosso curso permite a participação de mais de um profissional é possível a formação de um pequeno grupo de apoio ao encarregado, ou ainda um grupo que ficará responsável por esta função no órgão.


3.   Foco na Administração Municipal:

Uma formação exclusiva, que contempla a teoria necessária e conteúdo prático, pensada sob medida para as rotinas da Administração Municipal: a relação entre o DPO e as diversas Secretarias, com o Gabinete, a Controladoria, Ouvidoria e o setor de TI no município; aditamento dos contratos com prestadores de serviço para Administração (com fornecimento de minutas editáveis), licitações e exigências legais; as especificidades do tratamento dos dados pessoais pela Administração Pública; os pontos de atenção na Saúde (dados sensíveis), Educação (crianças e adolescentes) e Assistência Social (indivíduos situação de vulnerabilidade), incluindo a relação do DPO e as atividades do Conselho Tutelar, MP, Polícia Civil e outros órgãos públicos. Ainda, a  LGPD e o Portal da Transparência do Município, a Lei de Acesso à Informação e as exigências contidas no IEGM do Tribunal de Contas dos Estados para Municípios, além de questões pontuais para o encarregado como o RIPDP, a sua relação com a ANPD, mapeamento dos dados e o atendimento aos titulares dos direitos dos dados pessoais.

 

4. Conteúdo e agenda:

Módulo 01 - Entendendo melhor a LGPD

Fundamentos e Princípios da Lei; Direitos dos titulares dos dados pessoais; os agentes de tratamento de dados. Bases legais para o tratamento dos dados pessoais, e o tratamento dos dados pela Administração Pública; o ciclo de vida dos dados: da coleta à eliminação. A LGPD na Administração Municipal (Prefeituras, Câmaras e Administração Indireta). Regulamentação da LGPD no município e o processo de adequação. A LGPD e o IEG-M do Tribunal de Contas. O Portal da Transparência e a Lei de Acesso à Informação no contexto de privacidade e proteção dos dados pessoais. Portal LGPD para titulares e a Cartilha LGPD para Servidores Municipais. Orientações e recomendações de boas práticas para o DPO para seu cotidiano. A relação com a TI municipal, com prestadores de serviços contratados e com demais atores da Administração Municipal interna e externa.

Material: serão fornecidas minutas do decreto de regulamentação da LGPD no município, minuta para criação do Comitê de Proteção dos Dados Pessoais, do plano de trabalho e material complementar (modelos de cartilhas, manuais de boas práticas, termos de consentimento, artigos e sugestões de portais e conteúdos)

Justificativa: este módulo pretende dar uma contribuição extra ao encarregado DPO sobre a LGPD, permitindo uma compreensão maior sobre sua adequada observância, com exemplos e informações importantes do cotidiano na Administração Municipal.

 

Módulo 02 - Aditamentos de Contratos e Responsabilidades dos Gestores, relação do DPO com empresas terceirizadas (operadores) 

Responsabilidade civil dos gestores municipais; a contratação de serviços de TI pela Administração e as exigências legais mínimas; a fiscalização dos contratos de serviços de TI; aditamentos aos contratos e minutas para novas licitações que envolvam compartilhamento de dados pessoais. Coleta, compartilhamento e eliminação de dados pessoais pela Administração e terceiros por ela contratada. A relação e papel do DPO com contratados pela Administração. A relação do encarregado com os prestadores de serviços de TI no município (operadores, nos termos da LGPD); como mapear os dados e solicitar o RIPD dos prestadores de serviços de TI.

Material: artigos e julgados de Tribunais sobre o tema, cláusulas para os aditamentos contratuais, exigências aos operadores contratados pela Administração. Pareceres sobre mapeamento de dados pessoais e fornecimento de Relatório de Impacto de Proteção dos Dados Pessoais.

Justificativa: uma das maiores preocupações da Administração é sobre a responsabilidade de controladores e operadores acerca de um eventual incidente com os dados pessoais sob sua guarda. Um cenário comum na Administração é a terceirização de serviços por meio de contratação de sistemas e aplicativos de terceiros, que coletam, armazenam e processam dados pessoais de munícipes e servidores públicos. Saber quais são as exigências e como fiscalizar os contratos administrativos garante maior proteção aos dados pessoais e segurança jurídica ao DPO e aos gestores municipais, incluindo secretários, ordenadores de despesas e prefeitos.

 

Módulo 03 - Atribuições do DPO, Segurança e Governança, 3 encontros

Atribuições do DPO, seu papel, responsabilidades e sua relação com demais estruturas do Governo, com os titulares, prestadores de serviços, com outras esferas de Governo e com a ANPD - Autoridade Nacional de Proteção dos Dados Pessoais. A Segurança da Informação (ISO 27001 e seus controles). Programa de Governança em Proteção de Dados e modelo do relatório de impacto em proteção de dados - RIPD. Registros das operações de tratamento. Avaliação de impacto sobre a proteção de dados (AIPD). Como introduzir o PIA nos novos projetos (Inovação com conformidade com a LGPD). Mapeamento dos dados pessoais e Gestão de Riscos na Administração (sistemas próprios e terceirizados). A formação e as certidões do DPO. Mercado, tendências e certificações.

Material: modelos de RIPD e de inventário de dados pessoais; planilha e manual sobre mapeamento de dados pessoais; manuais de boas práticas e de elaboração de Termos de Uso de Proteção de Dados, além de outros documentos e artigos complementares.

Justificativa: este é o núcleo de nossa capacitação que vai permitir a você implementar e aprimorar uma Política eficiente de Governança de Dados Pessoais que assegure a proteção destes ativos na Administração, além de receber orientações valiosas sobre o mapeamento dos dados e sua relação com a ANPD com DPO´s experientes.

 

Módulo 04 - Tratamento de Dados Sensíveis e de Crianças e Adolescentes 

Entender o tratamento dos dados sensíveis, notadamente sobre o Prontuário do Paciente e Exames Médicos de servidores e munícipes, além de fichas de atendimento a crianças e famílias em situação de vulnerabilidade; as rotinas nas Unidades de Saúde e no Departamento de Pessoal, especificações de sistemas de Prontuário Eletrônico do Paciente, responsabilidades e pontos de atenção; tratamento de dados de crianças e adolescentes (ECA e LGPD); a relação com a Assistência Social, CRAS/CREAS, Secretaria de Educação e Escolas, Conselho Tutelar e demais atores que acessam dados pessoais de crianças e de adolescentes.

Material: artigos e material de apoio sobre compartilhamento de dados sensíveis e de crianças, recomendações sobre compartilhamento de prontuários e fichas de atendimentos, normas aplicáveis do conselho Federal de Medicina e legislação complementar. Modelos de recibos de solicitação e entrega de documento e de termos de consentimento.

Justificativa: Uma das grandes preocupações dos encarregados deve ser o tratamento dos dados sensíveis, e dados de crianças e adolescentes. Em que circunstâncias e a quem pode ser compartilhado, por exemplo, o Prontuário do Paciente e a ficha funcional que contenha dados de saúde do servidor/contratado, e quais os principais cuidados e recomendações que o DPO deve fazer às Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, além do Conselho Tutelar, para a proteção destes dados e uma atuação nos termos da LGPD. Como atender de forma segura as requisições dos membros do MP, Delegados de Polícia e outras autoridades. Como compartilhar estes dados com outros órgãos do governo, e agir no interesse dos titulares e seus representantes.


5.  Especialistas

Nosso time de mentores é formado por profissionais com sólida formação acadêmica nas áreas de Tecnologia e em Direito, incluindo ex-secretários municipais de Tecnologia e de Saúde, e DPO´s com atuação em Gestão Pública, certificado Exin e ISO 27001.

 

6.  Oficina Exclusiva

Exclusividade Inova Cidades, esta capacitação tem foco no cotidiano da Administração Municipal, com total de 18 horas-aula pelo Zoom. Serão enviados os slides dos instrutores e material de apoio, certificado de participação e você ainda poderá rever as aulas gravadas sem limites de acessos por 30 dias. Vagas limitadas de municípios no curso; participação de até 3 inscritos para empresas ou órgãos públicos de cidades até 50 mil habitantes, e 5 alunos para órgãos públicos de cidades com mais de 50 mil habitantes. Consulte a disponibilidade para participantes extras sem custo adicional.

Certificado: O Instituto Inova Cidades emitirá certificado de participação a todos inscritos deste curso considerado livre nos termos da Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), e poderão ser verificados (autenticidade) em nosso site, no portal do aluno.

 

7.  Como contratar

Acesse o link de inscrição abaixo e solicite a proposta: vamos encaminha-la com toda documentação do Instituto.

Para Administração Municipal: Cursos de capacitação com valor fixo e inscrições abertas podem ser contratados mediante a inexigibilidade de licitação: enviaremos material jurídico de apoio, documentos da empresa e certidões negativas de praxe para cadastramento do Instituto e emissão da nota de empenho. Com ela, o pagamento pode ser feito após o curso.

Para empresas ou contratação na modalidade de  "adiantamento de despesas" pela Administração (sem nota de empenho) pode ser feito por PIX para o CNPJ da empresa ou crédito bancário em até 48 horas antes do início do curso, pelo valor correspondente ao de pequenas cidades.

Pessoas físicas podem se inscrever individualmente e pagar com cartão de crédito em 6 parcelas sem juros, com desconto adicional.

Em todos os casos enviaremos nossa nota fiscal de prestação dos serviços, inclusive para seu reembolso se for o caso.


---> Investimento único por fonte pagadora e pagamento após o curso:

 

Cidades até 50 mil habitantes: R$ 2.340,00 p/ até 3 participantes

 

Cidades acima 50 mil hab. R$ 3.900,00 p/ até 3 participantes

 

Consulte a possibilidade de participantes extras sem custos adicionais. 



Rogério Alessi

Consultor de Inovação para Prefeituras

Consultor e palestrante, é Analista de Sistemas (Mackenzie) e Advogado (OAB/SP), professor de graduação e pós-graduação, coordenador MBA na UniAnchieta (Jundiaí/SP). Especialista em Educação e Formação em Data Protection Officer - DPO pela PUC Campinas. Tem especial interesse em temas como LGPD, Governo Digital, PDTI Plano Diretor de TI, Leis Municipais de Inovação e IEGM/Tribunal de Contas; foi Secretário Municipal de Tecnologia em Pres. Prudente/SP de 2005 a 2020, onde criou a Fundação Inova Prudente (2017), um Centro de Inovação com primeiro coworking municipal de tecnologia do Brasil, e diversas ações num local com 5 mil metros quadrados, credenciado pela Rede Paulista de Centros de Inovação - RPCITec, que também abriga um condomínio de empresas de base tecnológica e um Hotel de Projetos Inovadores (programa de pré-incubação de projetos e artigos acadêmicos), e a InovaMais, uma Aceleradora Municipal de Startups (2018). Teve sua gestão classificada como altamente efetiva pelo Tribunal de Contas de SP, com conceito ´A´ na dimensão i-Gov TI do IEGM Índice de Efetividade da Gestão Municipal nos quatro últimos anos.

Tiago Dutra

Consultor DPO/Exin, ISO27001

Tiago Dutra é bacharel em informática, pós graduado em Gestão e Negócios (UFP), com MBA pela FGV em Gestão Estratégica. É Consultor de empresas para LGPD, DPO as a Service - Exin®. Também é Auditor Líder da ISO 27001 (padrão para sistema de gestão da segurança da informação) Global Exemplar,  Representante ANPPD® no Paraná e fundador da empresa TUMIM7 - Segurança, Tecnologia e Privacidade. suas principais atividades são: Consultoria em Privacidade e Proteção de Dados; Projetos de adequação à LGPD personalizados; Encarregado de Dados como Serviço (DPO as a Service); Diagnóstico de Maturidade de Segurança da Informação (DMSI); Gestão de TI/SI como serviço; Sistema de Gestão de Segurança da Informação; Auditoria ISO 27001 (Auditor Líder - ISO 19011).

Francielle Delgado

Especialista em Direito Médico e LGPD

Advogada e Bacharel em Enfermagem;  foi servidora municipal concursada da Saúde por mais de 10 anos, tendo sido Secretária Municipal de Saúde. É especialista em Direito Médico e da Saúde pela EPD Escola Paulista de Direito de São Paulo, e pós-graduada lato sensu em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Legale de São Paulo. Possui capacitação "Ser Gestor SUS" pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, MG. Atualmente é pós-graduanda em LGPD pela EPD Escola Paulista de Direito, SP, consultora em Saúde Pública Municipal, participa do grupo de estudos da Oficina Previne Brasil do Instituto Inova Cidades, e auxilia Secretarias Municipais de Saúde, Clínicas e Hospitais nas adequações obrigatórias à LGPD Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais, Lei 13.709/2018.

Raphael Bessa Siqueira

Advogado, DPO especialista em Compliance

Advogado, pós-graduado em Compliance e Integridade Corporativa pela PUC/MG, servidor público há 15 anos, DPO nomeado na Procuradoria Geral da Prefeitura de Belo Horizonte, MG.


Taciane Florindo

Especialista em Privacidade para Câmaras Municipais

Procuradora legislativa há mais de uma década . Pós Graduada em Gestão Cidades - FAAP. Especialista em Proteção de Dados - Lgpd - para Câmaras municipais com sólida experiência em Contratos Públicos e Licitações 

DPO - Câmaras Municipais e Prefeituras pelo Instituto Inova Cidades. Membro Associação Internacional Proteção Dados - IAPP