Realidade Virtual e Realidade Aumentada: Aplicações Práticas para Prefeituras

Realidade Virtual e Realidade Aumentada: Aplicações Práticas para Prefeituras

Objetivos

Apresentação de tecnologias imersivas e suas aplicações, onde os participantes poderão ver e testar os vários tipos de cases que serão demonstrados. 

As aplicações apresentadas serão relacionadas ao setor público, projetos e ações voltadas para o cidadão como para o uso interno do governo, como por exemplo: a demonstração de óculos de realidade virtual Headset Meta Quest na promoção de eventos de imersão no mundo 3D, treinamento de professores para produção de conteúdos, dentre outros.

Demonstração de assuntos do momento como Metaverso e óculos da Apple, como cenários de inovação para o futuro.


Aplicações na Administração Municipal

Atendimento aos munícipes

Capacitação de professores

Cursos profissionalizantes

Eventos Culturais, Turismo

Esportes e entretenimento

Reuniões, apresentação de projetos, audiências... 


Dias e horários

Serão três encontros, de 2 horas cada, totalizando 6 horas.

Turma 01 (esgotada): 

26/09 a 28/09 das 15h às 17h


Turma 02:
 

Exclusiva, agendada conforme dias e horário do município.


Público indicado

Professores; Gestores de Centros de Inovação e Projetos de Inovação; Secretarias de Tecnologia, Turismo, Cultura e Educação; Órgãos de promoção e fomento de startups.

Não é necessário conhecimentos prévios e técnicos nas tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada


Professores/Consultores

Nosso time de mentores é formado por profissionais com sólida formação acadêmica nas áreas de Tecnologias Imersivas e Games, todos com experiência em consultorias e capacitação para Administração Municipal, com produção de conteúdos e projetos exclusivos.


Gabriel Pilizari

Graduado em Jogos Digitais em 2017 na Unoeste, co-fundador da SignunVr, empresa especializada em experiências imersivas onde atua como Designer, Game Designer e criador de conteúdos imersivos. Experiência em projetos como treinamentos em Realidade Virtual, tours virtuais, eventos e criação de experiências imersivas para o setor público e privado como: Prefeitura de Presidente Prudente, Quatá e Inova Prudente.


Pedro Victor Florêncio

Graduado em 2017 no curso de Jogos Digitais da Unoeste, fundador da SignunVR, onde atua como desenvolvedor RV e RA e na criação de experiências imersivas. Experiência em projetos como tours virtuais, treinamentos em Realidade Virtual, aplicativos educativos utilizando tecnologias imersivas, eventos e criação de experiências imersivas para o setor público e privado como: Prefeitura de Quatá, Inova Prudente, Happy Educação, Unip e Colégio Champagnat.

A SignunVR é uma empresa de tecnologia criativa que promove e utiliza a Realidade Virtual e Aumentada em seus projetos. Trabalha com treinamentos, desenvolvimento de jogos, conteúdos e experiências imersivas para iniciativa pública e privada, como centros de tecnologia e inovação.


Conteúdos


Encontro 01:

Introdução à Realidade Virtual e Realidade Aumentada (RV e RA):

- Definição e diferenças entre RV e RA.

- Exemplos práticos de uso de RV e RA.

Tecnologias e dispositivos:

- Diferentes modelos disponíveis no mercado e suas finalidades. - Valores dos dispositivos.


Encontro 02:

Experiências interativas para o cidadão:

- RV para simular visitas virtuais a edifícios públicos, praças e parques. - Uso de RV e RA para promover a história e a cultura local.

Filtros de Realidade Aumentada para engajamento do cidadão:

- Explicação sobre filtros de Realidade Aumentada

- Aplicações de filtros de RA em mídias sociais para promover engajamento cidadão. - Utilização de filtros de RA para eventos, conscientização e campanhas.

Promoção da Saúde e Bem-Estar:

- A RV é utilizada em terapias de realidade virtual para tratar distúrbios mentais, como transtornos de ansiedade e fobias.

- RV pode ser usada em atividades físicas, como exercícios imersivos, yoga e meditação, proporcionando uma abordagem divertida e motivadora para cuidar da saúde e bem-estar.


Encontro 03:

Treinamento e simulações em ambientes virtuais:

- Treinamento e capacitação de servidores públicos utilizando RV e RA.

- Redução de riscos e custos associados a treinamentos presenciais.

Colaboração e reuniões virtuais:

- Uso de RV para facilitar reuniões e colaboração entre equipes municipais.

- Redução de despesas com deslocamento e aumento da eficiência na tomada de decisões.

Tecnologias imersivas na educação.

- Como as tecnologias podem despertar o interesse dos alunos e incentivar a participação ativa no processo de aprendizagem.



Certificação e atendimento

O Instituto Inova Cidades emitirá certificado de participação a todos inscritos deste curso considerado livre nos termos da Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), e poderão ser verificados (autenticidade) em nosso site, no portal do aluno.

Contamos com um atendimento especializado para auxiliá-los em qualquer situação durante o curso e atendimento pós curso com dicas e ideias de aplicação das tecnologias de RA e RV no seu dia a dia.



Depoimentos


Janaina Lopes

Tutora do Polo Unip Inova Prudente

Material didático lúdico e empolgante, os alunos e professores realizaram oficina na unidade da Unip Presidente Prudente e entenderam como a RA e RV pode ser aplicada no dia-a-dia de diversas profissões.




Gustavo Pilizari

Secretário de Cultura da Prefeitura Municipal de Quatá

Os novos modelos de Governança exigem interações sistemáticas entre Pessoas e Inteligência Tecnológica. Visando este ambiente interativo entre Pessoas e Ambiente Virtual, a partir de Experiências com QRcode introduzidas pela Empresa SignunVR, Quatá pode criar um fluxo Turístico diferenciado onde o estar e ser é mediado pela  incrível virtualidade do projeto "Árvores que Falam".




Bruno Carnelóss

Diretor Presidente do Centro de Inovação - Inova Prudente - 2018 a 2020

O mundo está cada vez mais conectado e aderindo à novas tecnologias, com a realidade virtual e aumentada não é diferente, por isso, a Inova Prudente busca sempre contribuir com este cenário, a fim de que todos estejam a par das oportunidades que elas trazem.



Como contratar

Capacitação com valor fixo e aberto podem ser contratados mediante a inexigibilidade de licitação: enviaremos material jurídico de apoio, documentos da empresa e certidões negativas de praxe para emissão da nota de empenho. É possível contratar também na iniciativa privada ou individual por cartão ou boleto.

Pagamento: com nota de empenho é possível efetuar o pagamento após o término do treinamento, ou na contratação de consultoria exclusiva com os especialistas. Para empresas e demais órgãos, solicite uma proposta exclusiva.


Investimento único sem variação


Valor por município e/ou secretaria (e toda sua equipe participa): R$ 1.900,00 (*)

(*) Valor para participação de todos integrantes e servidores ligados à unidade municipal (corpo técnico, docente e administrativo).

Inclui: acesso às aulas ao vivo, que podem ser revistas por 30 dias sem limites de acesso; material de apoio, slides do instrutor, e certificados individuais aos participantes (sem limites)


Curso Encerrado