Oficina com foco na Administração Municipal
Prefeituras, Empresas Públicas e Câmaras Municipais
Início dia 26 de setembro mais 4 encontros sempre das 9 às 11h, total de 10 horas aula
Aprenda elaborar o Relatório de Impacto à Proteção dos Dados Pessoais, o RIPD, exigível pela ANPD e TCEs, aditar contratos com prestadores de serviços de TI para a Administração e criar minutas de editais com as exigências legais para contratação de serviços em que haja tratamento de dados pessoais; notifique prestadores de serviços de TI acerca das exigências legais e aumente a segurança jurídica de sua equipe.
Acesso às aulas gravadas por 90 dias para rever conceitos e procedimentos. Material de apoio, minutas editáveis e slides dos especialistas.
O que você vai aprender neste curso:
aula 1 - LGPD para Administração Pública (teoria e orientações práticas)
Neste primeiro encontro vamos fortalecer os conceitos com foco na Administração Municipal, essenciais para melhor compreensão dos conteúdos seguintes: Princípios e fundamentos da LGPD aplicáveis no RIPD e Contratos; Quem são os Agentes e quais suas responsabilidades nos documentos; a LGPD na Administração Pública e sua relação com o RIPD e contratos de serviços de TI; bases legais de tratamento dos dados pessoais, ciclo de vida do tratamento: da coleta à eliminação dos dados pessoais, em especial o compartilhamento com terceiros prestadores de serviços (operadores) e o tratamento dos dados sensíveis (alto risco) e como cuidar disso no RIPD e nos contratos.
aula 2 - Fundamentos do RIPD (teoria + ações práticas)
O mapeamento de processos e dos dados pessoais; simulando mapeamento de um processo administrativo/operacional modelo para compreensão da técnica e seus dados; identificação e gestão de riscos; mapa de riscos; ações de mitigação dos riscos; quais providências tomar a cada faixa de apetite de risco; criando um mapa de riscos, evidenciando a gestão; avaliação dos riscos e seu impacto no RIPD; responsabilidades e o uso estratégico do RIPD pela Administração.
aula 3 - Elaborando o RIPD (apresentação e aula prática)
Conteúdo do RIPD; quando deve ser elaborado (quais circunstâncias) e como elaborar o relatório de impacto; a coleta das informações necessárias e como compila-las; o sumário de um RIPD; apresentando e elaborando um RIPD na prática, que servirá de base/modelo para demais RIPD que a Administração irá criar. Apresentando materia de apoio e documentos editáveis; orientações gerais.
aula 4 - Responsabilidade Civil na LGPD (teoria + indicações de ações)
Noções básicas de responsabilidade civil; a responsabilidade dos agentes de tratamento de dados pessoais; obrigação de meio e resultado; ações de mitigação da responsabilidade civil; como evidenciar as ações para eliminar/reduzir riscos; a presença dos co-operadores na prestação dos serviços contratados (terceirizações, quarteirizações) o entendimento dos Tribunais acerca da responsabilidade do encarregado e dos agentes; responsabilidade dos operadores, o que exigir deles? Cuidados adicionais com dados sensíveis (saúde, biométricos e de crianças e adolescentes)
aula 5 - Cláusulas contratuais (aula prática de discussão e construção do documento)
Principais cláusulas para contratos de prestação de serviços de TI devem ter em relação à LGPD para Administração Pública; compartilhamento de dados pessoais com terceiros: limites e exigências; como aditar contratos em vigor; como exigir eliminação dos dados após término do tratamento; elaboração minutas para editais de novas licitações e notificações aos operadores; principais providências para aumentar segurança jurídica dos gestores e do encarregado de proteção. Aditamentos unilaterais. Notificações aos prestadores de serviços de TI. Como adequar as minutas de editais e contratos para as futuras licitações
Atenção: esta capacitação está em conformidade com a Resolução CD/ANPD nº 18, de 16 de julho de 2024 que aprovou o Regulamento sobre a atuação do encarregado pelo tratamento de dados pessoais. Também atende aos frequentes alertas dos TCEs relativamente às providências exigíveis na dimensão i-Gov TI, do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), que exige o mapeamento de processos, medidas de governança e aditamentos contratuais. A ANPD também está apta a fiscalizar os entes públicos e exigir a apresentação do RIPD. O aditamento de contratos e a produção do RIPD são essenciais para garantir maior segurança jurídica em caso de eventuais demandas judiciais ou a ocorrência de incidentes graves de vazamento de dados pessoais, ainda que por terceiros contratados (operadores).
Estas são as principais perguntas que serão respondidas durante o curso:
1. O que é o Relatório de Impacto à Proteção de Dados Pessoais (RIPD)?
2. Quem é o responsável pela elaboração do RIPD?
3. Em qual contexto a ANPD recomenda que seja elaborado o RIPD?
4. Quando elaborar o RIPD? Como mapear as principais necessidades de RIPD?
5. Quais critérios e metodologias devem ser utilizados para a gestão de riscos?
6. Quais são os requisitos mínimos que o RIPD deve conter e que poderão ser exigidos pela ANPD?
7. O RIPD deve ser público? E seu conteúdo, se houver informações sigilosas?
8. O controlador deve elaborar um RIPD único para todas as suas operações de tratamento ou um RIPD para cada operação?
9. O que considerar como "alto risco" para fins de elaboração do RIPD?
10. O RIPD deve ser encaminhado para a ANPD? Quem deve ter acesso e onde armazenar?
11. O controlador pode consultar a ANPD em caso de dúvida sobre as salvaguardas e as medidas a serem adotadas para mitigar os riscos identificados?
12. O encarregado deve ser consultado no processo de elaboração do RIPD? Qual sua participação?
13. É necessário registrar, no RIPD, opiniões divergentes identificadas durante o processo de elaboração?
14. O que fazer após elaborar o RIPD? E sobre suas atualizações? E onde deve ser publicado?
15. Quais dados e informações incluir no RIPD? Como elaborar e quais conteúdos?
16. O que é responsabilidade civil e como ela está definia na LGPD. Como mitigá-la e proteger a Gestão.
17. Quais as responsabilidades do Controlador, do Operador e do Encarregado perante tratamento de dados por terceiros?
18. Quais as principais exigências contratuais que devem ser feitas aos prestadores de serviços de TI (operadores)?
19. Como realizar o compartilhamento de dados pessoais com segurança técnica e jurídica com operadores?
20. Como aditar contratos atualmente em vigor, já celebrados pela Administração sem cláusulas da LGPD?
21. Limites e exigências legais que podem ser aplicadas nas minutas de editais para futuras licitações.
22. Como notificar prestadores de serviços de TI relativamente aos dados pessoais que ele coleta/armazena/processa.
23. Quais limites de tratamento devem ser impostos aos prestadores de serviços de TI que acessam, coletam ou recebem dados pessoais
24. Como exigir e documentar a eliminação dos dados pessoais tratados pelos operadores após o término do contrato de prestação de serviços?
25. Como aumentar a segurança jurídica da Administração em decorrência de um incidente grave de vazamento de dados pessoais?
Investimento:
A aquisição de uma única licença permite a participação de até 3 pessoas no curso, a critério da Administração.
Valores conforme o porte do município; desconto para pequenas e médias cidades:
1. Cidades acima de 200 habitantes, valor único de R$ 2.400,00 para 3 inscritos
2. Cidades médias, entre 50 e 200 mil hab., desc. de 20%, valor: R$ 1.920,00
3. Pequenos municípios, até 50 mil hab., desc. de 40%, valor: R$ 1.440,00
Condições de pagamento: com nota de empenho o pagamento pode ser feito após o curso
Relação de participantes: enviar até 3 dias antes do início do curso: nome e e-mail para acesso às aulas; CPF para certificado individual
Inscrições adicionais: consulte valores e disponibilidade para inscrições adicionais neste curso e capacite toda sua equipe.
Confira depoimentos de quem já participou de nossas oficinas:
Certificados: O Instituto Inova Cidades emitirá certificado de participação a todos os inscritos participantes deste curso considerado livre nos termos da Lei nº. 9.394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97, e poderão ser verificados (autenticidade) em nosso site, no portal do aluno.
Material de apoio: todos os documentos e slides produzidos e utilizados pelos especialistas durante esta capacitação serão disponibilizados aos inscritos, incluindo minutas de aditamentos, cláusulas contratuais, modelos de relatórios, minutas de notificação aos prestadores de serviços, manuais e planilhas, além de uma coletânea de documentos cuidadosamente preparada, produzidos pelo governo federal para serem utilizados como base para estas atividades, e que contém metodologias validadas pelo mercado e pelos órgãos de fiscalização.
Solicite agora mesmo nossa proposta e reserve sua vaga, pois o número de participantes é limitado:
Curso Encerrado
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Depoimentos (2)
Thalles Augusto Torres
A instrução recebida foi de suma importância para nós, permitindo que como equipe de tecnologia da informação, possamos compreender plenamente os requisitos e responsabilidades impostos pela LGPD. Agora, estamos mais capacitados para garantir a conformidade com essa legislação tão importante, protegendo os dados pessoais de nossos cidadãos e fortalecendo a segurança da informação em nossa administração municipal.
Neusa Francisco Luckmann
O curso online de LGPD foi essencial para o município de Chapadão do Lageado. A capacitação atualizada e dinâmica possibilitou uma compreensão profunda e prática da lei, fortalecendo a atuação dos setores e garantindo maior conformidade e segurança dos dados pessoais dos cidadãos.