Público-alvo: Gestores da Saúde, Secretários Municipais, Coordenadores de Atenção Primária e/ou áreas técnicas e profissionais de nível superior envolvidos no processo de tomada de decisão em Saúde em prefeituras, empresas e entidades do terceiro setor.
Formato: Ensino a Distância, aulas semanais (todas as terças-feiras, das 14 às 17h), ao vivo, com acesso às aulas gravadas por 30 dias + material de apoio
Objetivo: Capacitar colaboradores de entidades, servidores municipais e agentes públicos sobre as regras do Programa Previne Brasil, a utilização correta dos sistemas e o entendimento de como o Ministério da Saúde qualifica os dados de produção em seu município com objetivo de melhoria dos indicadores, para que seja possível um aumento nos repasses financeiros.
Certificado: O Instituto Inova Cidades emitirá certificado de participação a todos inscritos deste curso considerado livre nos termos da Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), e poderão ser verificados (autenticidade) em nosso site, no portal do aluno.
Investimento em planos coletivo ou individual:
Coletivo: uma única licença permite a participação de toda sua equipe com desconto para pequenos municípios.
Individual: Plano individual pessoa física para você participar e ter acesso ao conteúdo, material e networking
Módulo 1 - e-Gestor,
Trata do funcionamento do portal tanto para acesso aos dados públicos quanto para os dados restritos. Aborda a questão dos financiamentos (análise dos recursos recebidos e perdas financeiras nos módulos de capitação ponderada, desempenho ISF, Ações estratégicas, ACS, informatiza APS e academia da saúde); Histórico de Cobertura (análise dos dados das equipes de atenção básica, saúde bucal e agentes comunitários de saúde); SISAB (análise dos dados da APS enviadas ao portal, dos indicadores do Previne Brasil, dos dados referentes aos cadastros válidos para capitação ponderada e produção da APS).
Módulo 2 - Capacitação de TI,
Apresentação do histórico e evolução da informatização do SUS, organização do SUS, RNDS, planejamento de cenários para implantação do e-SUS APS, integração do e-SUS com demais sistemas do MS e integração de sistemas terceiros com o e-SUS APS.
Público-alvo: Técnicos de Informática, secretários/diretores de saúde, coordenadores de Atenção básica e gerentes de Unidades. Apresenta o Programa Informatiza APS que tem como bases legais a Portaria nº 2983 de 11 novembro de 2019 e Nota técnica nº 21/2019-CGIAP/DESF/SAPS/MS. Trata dos critérios necessários para o recebimento do recurso e do monitoramento dos dados para atingir a meta.
Módulo 3 - CNES e Faturamento,
Apresenta o SCNES - O que é, finalidades, funcionalidades conforme Portaria nº 99 de 07 de fevereiro de 2020. Trata da validação, transmissão e consultas no SCNES e sua importância para o faturamento da Atenção Básica através do sistema e-SUS APS e e-Gestor, faturamento da Média e Alta Complexidade através do sistema Boletim de Produção Ambulatorial (BPA).
Módulo 4 - Capitação Ponderada,
Análise dos registros de cadastro (válidos e não válidos) na plataforma e-gestor e inconsistências, preenchimento do cadastro individual e cadastro domiciliar, módulo cidadão e utilização de relatórios no sistema e-SUS APS. Trata da importância da capitação ponderada para os cálculos dos indicadores do Previne Brasil e a transferência de recurso.
Módulo 5 - Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC),
Definição de Prontuário Eletrônico do Cidadão a partir da Resolução nº 7 de 24 de novembro de 2016 e Portaria nº 2983 de 11 novembro de 2019. Apresentação e exploração em tempo real do Prontuário Eletrônico do Cidadão ? e-SUS APS (Funcionalidades: Agenda, Cadastro, Registro Tardio, Relatórios; Atendimentos ? SOAP).
Módulo 6 - Saúde da Mulher,
Aborda a Rede Cegonha, Indicadores relacionados a gestante e saúde da mulher no Programa Previne Brasil. Apresentação dos indicadores e das fórmulas de cálculo para atingimento da meta a partir das notas técnicas nº 1, 2 e 4/2022-SAPS/MS:
- Indicador 1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12 ª semana de gestação;
- Indicador 2 - Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
- Indicador 4 - Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na Atenção Primária à Saúde;
Módulo 7 - Odontologia,
Definição de Prontuário Eletrônico do Cidadão a partir da Resolução nº 7 de 24 de novembro de 2016 e Portaria nº 2983 de 11 novembro de 2019. Apresentação e exploração em tempo real do Prontuário Eletrônico do Cidadão ? e-SUS APS (Funcionalidades: Agenda, Cadastro, Registro Tardio, Relatórios; Atendimentos ? SOAP/Odontograma). A partir da NOTA TÉCNICA Nº 3/2022-SAPS/MS aborda o indicador nº 3 do Programa Previne Brasil: Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado na Atenção Primária à Saúde.
Público-alvo: Secretários/Diretores de Saúde, Coordenadores Atenção Básica, Gerentes de Unidades, Dentistas e Auxiliares / Técnicos de Saúde Bucal;
Módulo 8 - Vacina,
Aborda a integração do Sistema e-SUS APS com o SIPNI seguindo o que orientam as Notas Informativas Nº 47 e 167/2018-CGPNI/DEVIT/SVS/MS, a Portaria nº 2.499, de 23 de setembro de 2019, Art. 312-A, o OFÍCIO CONJUNTO CIRCULAR Nº 2/2019/SVS/MS, a PORTARIA Nº 3.250, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2019 e a PORTARIA GM Nº 82, DE 13 DE JANEIRO DE 2020. Explora a validação das fichas de vacinação enviadas para o portal do SISAB, o registro da vacinação através do atendimento ? serviço vacina e da ficha de Vacinação - CDS e sua importância para a integração do e-SUS APS com módulo SIPNI na RNDS. Apresenta o indicador nº 5 Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo b e Poliomielite Inativada e seus cálculos de acordo com a Nota Técnica nº 5/2022-SAPS/MS;
Módulo 9 - Doenças Crônicas,
Apresenta as diretrizes da Rede de Atenção a Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas não Transmissíveis com base na Portaria nº 483 de 01 de abril de 2014, o documento norteador para o tratamento de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis desenvolvido pelo MS, o Caderno 35. Apresenta estatística sobre óbitos relacionados a doenças crônicas não transmissíveis ? SIM. Trata do preenchimento do Sistema de Informação e-SUS APS, do monitoramento dos dados no Portal e-Gestor e dos Indicadores nº 6 - Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre e nº 7 -Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre do Programa Previne Brasil com base nas Notas Técnicas nº 6 e 7/2022-SAPS/MS.
Público-alvo: Secretários/Diretores de Saúde, Coordenadores Atenção Básica, Gerentes de Unidades, Médicos, Enfermeiros, Auxiliares / Técnicos de Enfermagem,
Módulo 10 - Bolsa Família,
Apresentação do Programa Auxílio Brasil a partir das bases legais: Medida Provisória nº 1061 de 9 de agosto de 2021 e Decreto nº 10852 de 8 de novembro de 2021. Aborda a alimentação correta do Programa ? através do e-SUS APS e do módulo Auxílio Brasil no e-Gestor (acesso restrito) e monitoramento do programa no Portal e-Gestor.
Público-alvo: Secretários/Diretores de Saúde, Coordenadores Atenção Básica, Gerentes de Unidades, Auxiliares de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde
Módulo 11 - SISVAN,
Apresentação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição - Portaria nº 2.715, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011 , dos marcos históricos da Vigilância Alimentar e Nutricional, integração do Programa com o Programa Bolsa Família (atual Auxílio Brasil), cenário alimentar no Brasil. Apresentação, alimentação e monitoramento do SISVAN no Portal e-Gestor e no e-SUS APS.
Público-alvo: Secretários/Diretores de Saúde, Coordenadores Atenção Básica, Gerentes de Unidades, Enfermeiros, Nutricionistas, Agentes Comunitários de Saúde;
Módulo 12 - Programa Saúde na Escola e Academia da Saúde
Apresentação do Programa Saúde na Escola, política intersetorial da Saúde e da Educação, instituído a partir do Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, seus objetivos e ações, como registrar e monitorar as ações realizadas no sistema e-SUS APS.
Público-alvo: Secretários/Diretores de Saúde, Coordenadores Atenção Básica, Gerentes de Unidades, Enfermeiros, Dentistas, Agentes Comunitários, Educadores Físicos, Nutricionistas;
Aborda o Programa Academia da Saúde instituído a partir da Portaria nº 719/GM/MS, de 7 de abril de 2011, seus eixos de ações, polos e polos similares tipificados nas Portarias de Consolidação nº 5 e 6 de 28 de setembro de 2017. Trabalha o preenchimento correto das informações no sistema e-SUS APS (Fichas de Atendimento Individual e Atividade Coletiva) e seu monitoramento no Portal e-Gestor dentro do módulo SISAB.
Público-alvo: Secretários/Diretores de Saúde, Coordenadores Atenção Básica, Gerentes de Unidades, Profissionais NASF e Profissionais que atuam nas Academias da Saúde;
Curso Encerrado
Curso Encerrado