Instituto Inova Cidades - Oficina Elaboração do PDTI
Oficina Elaboração do PDTI

Oficina Elaboração do PDTI

Elaboração de seu PDTI Plano Diretor de Tecnologia da Informação

Início em breve / solicite proposta para emissão da nota de empenho

 

Conteúdo e material - incluindo minutas e modelos - para você elaborar seu PDTI ao longo da Oficina

Serão 4 encontros ao vivo, das 8:30 às 11h ao vivo, mais um encontro exclusivo com sua equipe após a oficina a ser agendado para orientações finais e revisão do documento.

As aulas serão confirmadas em breve - reserve sua vaga


O valor total da capacitação a empenhar, incluindo acesso às aulas ao vivo e depois gravadas por 90 dias, atendimento exclusivo agendado, fornecimento de minutas editáveis, material de apoio e certificados a todos participantes, a critério da Administração:


Valor total e único por município a empenhar, e toda equipe pode participar, com certificados individuais:

Cidades acima de 200 mil habitantes... R$ 3.200,00

Cidades entre 50mil e 200 mil hab... R$ 2.560,00 (20% de desconto)

Cidades abaixo de 50 mil habitantes...  R$ 1.920,00 (40% de desconto)

(*) Desconto para pequenos municípios por prazo determinado ou final das vagas.

 

Conteúdo da oficina:

Se você ainda não tem um Plano Diretor de TI, o PDTI, ou precisa revisá-lo, esta oficina vai ajuda-lo: toda teoria necessária para você aprender a levantar as informações e compila-las seguindo um checklist baseado na metodologia SISP versão 2.1 do Governo Federal, para que você possa cumprir as exigências no IEGM do TCE Tribunal de Contas na dimensão i-Gov TI além de poder obter recursos oriundos de programas oficiais de fomento ou obtenção de recursos financeiros de instituições oficiais como a Caixa Federal, o BID ou Banco do Brasil para a execução das ações planejadas.

Durante nossa oficina vamos apresentar a metodologia e fornecer todo material necessário, além de guia-lo nesta jornada para que em pouco tempo você possa finalizar e homologar o PDTI para seu município, com foco na Administração Pública Municipal

Abaixo um resumo dos tópicos que serão tratados durante a oficina, e material a ser fornecido:

 1. Planejamento estratégico, conceitos, benefícios, aplicações; seu uso na Administração Pública Municipal

2. Definindo um Plano de ação para o PDTI: componentes, objetivos, aplicações, elementos (minuta editável de um plano de Trabalho do PDTI - PTPDTI)

3. Comitê de trabalho: criando um comitê municipal: conceitos, importância, elementos, ações, nomeação (fornecimento de uma minuta editável da portaria de criação do comitê)

4. Definindo a estrutura do seu PDTI: elementos do PDTI (fornecimento de um sumário executivo para seu PDTI, padrão Governo Federal SISP)

5. Teoria para as definições de estratégias, princípios e diretrizes necessárias para seu PDTI

6. A visão estratégica e análise do ambiente (missão, visão e valores da TI no município; matriz SWOT; matriz 5W2H (fornecimento de textos complementares e planilhas modelos)

7. Análise do cenário nas áreas: pessoal, materiais, equipamentos, contratos, infraestrutura, processos, etc

8. Seu PDTI e a relação com IEG-M/TCE, LGPD e a ei Governo Digital (Lei 14.129/2021)

Bônus: as adequações contratuais dos serviços de TI de acordo com as exigências da LDPD; aditivos contratuais para responsabilização de fornecedores e prestadores de serviços de TI no caso de violação à LGPD; proteção dos Gestores

9. Realização do mapeamento da infraestrutura e inventário de necessidades: orientações e estratégias de como obter as informações e colaboração das demais áreas de governo

10. A definição dos Objetivos Estratégicos, suas metas e indicadores; matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) - fornecimento de material complementar e planilha GUT para classificação

11. A gestão dos riscos; matriz de riscos inicial; definição de prioridades; plano de ação financeira: custeio e investimentos

12. A integração do PDTI com as peças orçamentárias PPA/LDO/LOA: como garantir recursos no orçamento municipal; investimentos e linhas de crédito para TI e seu PDTI

13. Estratégias de revisão e melhorias do PDTI; estratégias de avaliação e acompanhamento das metas; periodicidade

15. aprovação formal do PDTI; homologação e publicação do PDTI e publicidade de seus termos (o que deve/pode ser publicado; parte restrita)

 

O PDTI e a Governança da TI

Além do conteúdo teórico e peças práticas para que você e sua equipe tenham rapidamente uma primeira versão do PDTI nossa oficina também vai abordar as seguintes preocupações dos gestores de TI:

1. Como integrar seus projetos nas peças orçamentárias e garantir investimentos em Tecnologia e Inovação?

2. O PDTI como uma importante peça para aumento da segurança jurídica do Gestor de TI

3. Porque seu PDTI vai impactar positivamente os indicadores do IEGM do Tribunal de Contas?

4. Quais providências mínimas relativas à LGPD devem constar em seu PDTI; evite apontamentos do TCE e ações do MPE

5. Quais as melhores estratégias de revisão e acompanhamento das metas e objetivos em seu PDTI?

6. Quais as melhores estratégias para envolver demais Secretarias e compartilhar responsabilidades e resultados?

7. Como garantir participação da equipe de TI nas aquisições de bens e serviços de TI por outras Secretarias e Departamentos

 

Extra: O PDTI e o Plano de Ação da Saúde Digital (PA Saúde Digital, do Programa SUS Digital, do Ministério da Saúde): Iremos tratar sobre a integração do PDTI com o Plano de Ação da Saúde Digital previsto nas Portarias 3.232 e 3.233/2024 do Ministério da Saúde para os municípios que fizeram adesão ao SUS Digital

 

Depoimento de quem já participou desta oficina:

 

 

Solicite documentos para emissão da nota de empenho com o pagamento após o curso, que se iniciará em novembro.

Professores

Rogério Alessi

Consultor de Inovação para Prefeituras

Saiba Mais

Depoimentos (2)

Prefeitura Municipal de Três Pontas, MG
Prefeitura Municipal de Três Pontas, MG
  • Divisão de Tecnologia da Informação

A participação no curso foi fundamental para o desenvolvimento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Três Pontas. Agora estamos melhor organizados e preparados para oferecer à alta Administração um planejamento mais eficaz e assertivo. A implementação do PDTI nos permite tomar decisões consistentes e bem fundamentadas, garantindo o sucesso de nossas iniciativas neste campo estratégico.

Thalles Augusto Torres
Thalles Augusto Torres
  • Benevides/PA

A realização do curso de PDTI foi de extrema importância para nós. Agora, como departamento de tecnologia da informação, podemos nos organizar melhor e oferecer à alta administração um planejamento mais eficaz e assertivo neste setor. Ter um Plano Diretor de Tecnologia da Informação é fundamental para tomarmos decisões consistentes e bem fundamentadas neste campo.