Instituto Inova Cidades - Oficina Elaboração do PDTI
Oficina Elaboração do PDTI

Oficina Elaboração do PDTI

Elaboração de seu PDTI Plano Diretor de Tecnologia da Informação

Serão 4 encontros semanais ao vivo, sempre das 14 às 17h, mais um enocntro a agendar

Início: em breve; solicite proposta para emissão da nota de empenho

 

Conteúdo e material - incluindo minutas e modelos - para você elaborar seu PDTI ao longo da Oficina

Serão 4 encontros ao vivo, das 14 às 17h ao vivo, mais um encontro exclusivo com sua equipe após a oficina a ser agendado para orientações finais e revisão do documento.


O valor total da capacitação a empenhar, incluindo acesso às aulas ao vivo que serão gravadas e disponibilizadas por 180 dias, além de um atendimento exclusivo agendado após a oficina, fornecimento de minutas editáveis, material de apoio e certificados a todos participantes, a critério da Administração:


Valor total e único por município a empenhar, e toda equipe pode participar, com certificados individuais:

Cidades acima de 200 mil habitantes... R$ 3.200,00

Cidades entre 50mil e 200 mil hab... R$ 2.560,00 (20% de desconto)

Cidades abaixo de 50 mil habitantes...  R$ 1.920,00 (40% de desconto)

(*) Desconto para pequenos municípios por prazo determinado ou final das vagas.

 

Conteúdo da oficina:

Se você ainda não tem um Plano Diretor de TI, o PDTI, ou precisa revisá-lo, esta oficina vai ajuda-lo: toda teoria necessária para você aprender a levantar as informações e compila-las seguindo um checklist baseado na metodologia SISP versão 2.1 do Governo Federal, para que você possa cumprir as exigências no IEGM do TCE Tribunal de Contas na dimensão i-Gov TI além de poder obter recursos oriundos de programas oficiais de fomento ou obtenção de recursos financeiros de instituições oficiais como a Caixa Federal, o BID ou Banco do Brasil para a execução das ações planejadas.

Durante nossa oficina vamos apresentar a metodologia e fornecer todo material necessário, além de guia-lo nesta jornada para que em pouco tempo você possa finalizar e homologar o PDTI para seu município, com foco na Administração Pública Municipal

Abaixo um resumo dos tópicos que serão tratados durante a oficina, e material a ser fornecido:

1. Planejamento estratégico, conceitos, benefícios, aplicações; seu uso na Administração Pública Municipal

2. Definindo um Plano de ação para o PDTI: componentes, objetivos, aplicações, elementos (minuta editável de um plano de Trabalho do PDTI - PTPDTI)

3. Comitê de trabalho: criando um comitê municipal: conceitos, importância, elementos, ações, nomeação (fornecimento de uma minuta editável da portaria de criação do comitê)

4. Definindo a estrutura do seu PDTI: elementos do PDTI (fornecimento de um sumário executivo para seu PDTI, padrão Governo Federal SISP)

5. Teoria para as definições de estratégias, princípios e diretrizes necessárias para seu PDTI

6. A visão estratégica e análise do ambiente (missão, visão e valores da TI no município; matriz SWOT; matriz 5W2H (fornecimento de textos complementares e planilhas modelos)

7. Análise do cenário nas áreas: pessoal, materiais, equipamentos, contratos, infraestrutura, processos, etc

8. Seu PDTI e a relação com IEG-M/TCE, LGPD e a ei Governo Digital (Lei 14.129/2021)

Bônus: as adequações contratuais dos serviços de TI de acordo com as exigências da LDPD; aditivos contratuais para responsabilização de fornecedores e prestadores de serviços de TI no caso de violação à LGPD; proteção dos Gestores

9. Realização do mapeamento da infraestrutura e inventário de necessidades: orientações e estratégias de como obter as informações e colaboração das demais áreas de governo

10. A definição dos Objetivos Estratégicos, suas metas e indicadores; matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) - fornecimento de material complementar e planilha GUT para classificação

11. A gestão dos riscos; matriz de riscos inicial; definição de prioridades; plano de ação financeira: custeio e investimentos

12. A integração do PDTI com as peças orçamentárias PPA/LDO/LOA: como garantir recursos no orçamento municipal; investimentos e linhas de crédito para TI e seu PDTI

13. Estratégias de revisão e melhorias do PDTI; estratégias de avaliação e acompanhamento das metas; periodicidade

15. Aprovação formal do PDTI; homologação e publicação do PDTI e publicidade de seus termos (o que deve/pode ser publicado; parte restrita)

 

O PDTI e a Governança da TI

Além do conteúdo teórico e peças práticas para que você e sua equipe tenham rapidamente uma primeira versão do PDTI nossa oficina também vai abordar as seguintes preocupações dos gestores de TI:

1. Como integrar seus projetos nas peças orçamentárias e garantir investimentos em Tecnologia e Inovação?

2. O PDTI como uma importante peça para aumento da segurança jurídica do Gestor de TI

3. Porque seu PDTI vai impactar positivamente os indicadores do IEG-M do Tribunal de Contas?

4. Quais providências mínimas relativas à LGPD devem constar em seu PDTI; evite apontamentos do TCE e ações da ANPD e MPE

5. Quais as melhores estratégias de revisão e acompanhamento das metas e objetivos em seu PDTI?

6. Quais as melhores estratégias para envolver demais Secretarias e compartilhar responsabilidades e resultados?

7. Como garantir participação da equipe de TI nas aquisições de bens e serviços de TI por outras Secretarias e Departamentos

 

Extra: O PDTI e o Plano de Ação da Saúde Digital (PA Saúde Digital, do Programa SUS Digital, do Ministério da Saúde): Iremos tratar sobre a integração do PDTI com o Plano de Ação da Saúde Digital previsto nas Portarias 3.232 e 3.233/2024 do Ministério da Saúde para os municípios que fizeram adesão ao SUS Digital

 

Solicite documentos para emissão da nota de empenho:

Professores

Rogério Alessi

Consultor de Inovação para Prefeituras

Saiba Mais

Depoimentos (2)

Prefeitura Municipal de Três Pontas, MG
Prefeitura Municipal de Três Pontas, MG
  • Divisão de Tecnologia da Informação

A participação no curso foi fundamental para o desenvolvimento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Três Pontas. Agora estamos melhor organizados e preparados para oferecer à alta Administração um planejamento mais eficaz e assertivo. A implementação do PDTI nos permite tomar decisões consistentes e bem fundamentadas, garantindo o sucesso de nossas iniciativas neste campo estratégico.

Thalles Augusto Torres
Thalles Augusto Torres
  • Benevides/PA

A realização do curso de PDTI foi de extrema importância para nós. Agora, como departamento de tecnologia da informação, podemos nos organizar melhor e oferecer à alta administração um planejamento mais eficaz e assertivo neste setor. Ter um Plano Diretor de Tecnologia da Informação é fundamental para tomarmos decisões consistentes e bem fundamentadas neste campo.